27 julho 2005

E eu que fiz

Conheçam o exclusivo GRP - Gerador Rápido de HTMl v0.03 beta. Um pequeno site para gerar sites.

"Tá, pra que eu vou querer isso?" você deve estar se perguntando. Bom, digamos que você queira disponibilizar alguns avisos na rede interna da sua empresa. Só que esses avisos precisam ser feitos em forma de HTML, que você, chefão todo poderoso, não sabe nada de como criar uma página.
Outro caso: você é um web designer, mas não tem tempo (entenda como $$$) para usar (legamente) um DreamWeaver da vida. E a página precisa ser gerada para ontem, de forma rápida, que só muita experiência (ou $$$) pode trazer. O que você faz? Usa o GRP e apresenta para o seu chefe algo que será simples, porém agradável aos olhos (por favor, não me vá msiturar fundo vermelho com texto em azul). Claro que como isso é um site feito em poucos dias, vai ficar devendo MUITO para um DreamWeaver.

Todo caso, é um editor de páginas em HTML. Não abre arquivos já criados (salvos no computador, por exemplo) nem adiciona figuras. Por hora, sabe como é, ESSE NEGÓCIO É FODA MANTER SOZINHO. Voltando à vaca fria, funciona como um mini-editor de páginas de HTML, e se você é um web designer, pode adicionar todos os códigos nos campos de parágrafos, desde HTML puro até PHP e ASP (para se ter uma noção: estou editando o post que está sendo escrito diretamente nesse programa). Basta seu computador ter a infra-estrutura pra isso (coisa que não custa muito).

"por que diabos você ia querer criar um negócio desses?"
Tem vários motivos aí:
1)Um cliente precisava para poder cria avisos no site interno da sua empresa (sim, isso ainda existe). E esse negócio já estava em desenvolvimento, bastou alterar o X e o Y para ajustá-lo;
2)Me livro do meu gerente me cobrando "Cadê aquela solução para criar páginas?";
3)Esse cai como uma luva pra mim: eu queria um editor rápido de html para que eu puder usá-lo na faculdade, pois lá eu precisarei de criar páginas como trabalhos. Entretanto não tenho tempo ($$$) de usar o DreamWeaver, e nem quero cair na ilegalidade de usar a versão.. ahn... "alternativa". E como eu não me familiarizava com nenhum outro editor de web, resolvi eu mesmo criar algo desse tipo. Bastou pegar a versão 0.01 que foi distribuída e alterar umas coisas.

Claro, isso dificilmente vai ser melhor que um editor de páginas que preste, ou o gerador de páginas da UOL, ou mesmo o Blogger. Essa turma está aí a muito tempo e conta com um time de programadores, web masters, web designers, computadores mais potentes e o que o valha.
Entretanto, é algo a ser melhorado. Peço a todo mundo que usar me mandar sugestões, críticas, ou até mesmo coisas que conseguiu colocar e eu não, para o meu e-mail.

A propósito, vocês devem ter percebido que o texto ultrapassou o limite de parágrafos que o GRP oferece, certo? Pois bem usei a formatação HTML. Em breve publico naquele site uns códigos para poder fazer essas coisas.

Update: Peço desculpas à turma do software livre, que usa qualquer navegador diferente do Internet explorer. A propaganda do servidor é um script que só funciona direito no IE. Em breve eu arranjo um servidor decente, se me der na telha, até o Blogger vai servir

Nenhum comentário:

Postar um comentário