29 agosto 2004

Falando um pouco sobre minha religião

Enquanto não crio logo a porcaria do template em flash, batman e mulher-gavião

Precisa mesmo? Bom, tá vai. Afinal de contas, sou muito original (espero...)e criativo, e já que existem poquíssimos blogs que tratam de religião, pensei, num raro momento em que não sou tão louco quanto o normal, em falar um pouco desse tema.

Primeiramene, sou Umbandista. E antes que alguém PENSE em TALVEZ se for POSSÍVEL, macumbeiro é a pqp das pombas-giras (ei, elas são debochadas!). Na umbanda, o religião afro-americana, cultuam-se os Orixás, deuses africanos que regem diversos fatores e qualidades de nossas vidas. Ao contrário do que se pensa, esses Orixás eram, em vida, humanos com alguns poderes, e que viveram nos primórdios dos tempos.

Em todas as religiões boas se pratica a caridade. Na umdanda não é diferente - o que a distingue é que ela é misturada com o Espiritismo de Allan Kardec.

Daqui para frente vou fazer uma série de posts tratando dos Orixás, suas lendas e origem. Não vou entrar em demais detalhes sobre o culto -certos conhecimentos devem ser mantidos restritos à religião.

Ah, sim. Na Umbanda, Umbanda mesmo, não existe isso de fazer o mal para a pessoa. Ali é a pura luta do bem contra o mal. Mas isso depois eu falo.

O próximo post vai assustar os mais puritanos que pensam que a Umbanda é uma religião de "Santos Católicos disfarçados de outros seres". Irei abordar um dos mais importantes orixás, Exú, o que deve vir em primeiro em qualquer festa de Umbanda. Depois explico o por que.

Ah, sim, podem ir esquecendo isso de matanças. É coisa do Candomblé, que, embora tenha as suas semelhanças com a Umbanda, é muito mais ligado às suas raízes. A Umbanda mesmo é um culto que mescla outras religiões.

Até a próxima!

(Ah, ia me esquecendo: Valeu as honrarias, mocinhas

Um comentário:

  1. ÔÔÔÔÔ.... o link da mina tá quebrado .... vê se concerta... prego...

    ResponderExcluir