29 setembro 2004

Como criar um blog que vala alguma coisa

Tem uma porrada de amiga (e amigo) me pedindo para ensinar como se faz um blog. Uma vez que eu não tenho tempo livre e nem quero ficar gastando saliva, resolvi fazer essas dicas para ver se eles criam vergonha na cara, deixam de frescura e comentam logo aqui, porra:

1)Primeira coisa a se fazer, sempre, em qualquer coisa da net: Define logo a droga do seu público alvo! Sabe aquele povinho que você se identifica mais? Então, faça algo que eles vão gostar! Nem que você gaste horas e horas, meses e meses a fio pesquisando sobre essa cambada toda, mas se quiser fazer sucesso, é melhor ir desse jeito.

2)Um bom título sempre agrada: Regra de toda redação: o título tem que ter algo haver com o conteúdo. De nada adianta você colocar algo sobre militarismo e sair falando de religião.

3)Aprenda a digitar: Deixe de preguiça. Mesmo que seu público-alvo possa entender o que está escrito codificado, sempre existe possibilidade de aparecer alguém que não entenda. E esse tipo de coisa pode viciar. E olha aí, você, fazendo uma carta toda abreviada, que ninguém entende porra nenhuma. E lembre-se de usar a língua escolhida de forma correta! De nada adianta você escrever em português, por exemplo, se você usa "um chops e dois pastel", fora outros vicíos de linguagem.

4)Divida a página: Para evitar de colocar um monte de conteúdo no mesmo local, coloque-o separados por links. Sei lá, abrindo uma nova janela, por exemplo. Se todos os pcs que acessam meu blog tivessem que carregar, obrigatoriamente, a "corrente", certamente teria mais gente me xingando que outra coisa!

5)Vê se manera nas figuras, tá?: Outra regra de ouro que quase nunca vejo sendo seguida. Gente, pra que colocar quinhentas fotos, imagens, gifs, animações e o escambau? Se seu leitor tiver uma conexão lenta, vai chateá-lo e irritá-lo. Das duas, uma: ou você reduz as imagens e coloca um código para ampliá-las ao serem clicadas (ou quando o botão do mouse passar em cima delas, se quiser ser mais original), ou acha um servidor que faz um pré-load no pc dos outros.

6)Use um tema fixo: quase uma extensão da regra 1. É bom manter um tema fixo sobre tudo que quiser falar, ou vai ver seus leitores te dando tchau...

7)Números - a saúde de seu site: Pouca gente presta atenção neste detalhe -o de que um contador ajuda. Trate de um tema que seu público alvo quiser saber, e você vai ver os acessos do seu blog indo lá no teto.

8)Divulgação: utilize de tudo e todos. Nem que seja pagando. Coloque banners, disponibilize selos, cadastre em sites especializados... enfins, use o que puder.

Sejam felizes, macacada!

Um comentário: