14 junho 2005

MALDITO SPAM!!

Recentemente, o computador que eu sou responsável pela manutenção (entenda-se workstation) foi infectado por uma porra de um maldito vírus que nenhuma das minhas táticas adiantaram. Pra me livrar dele foi quase uma cirurgia: fiz um raio-x dos programas do computador, achei o feladaputa e estrepei ele fora. Foi uma operação sangrenta, porém necessária.

O desgraçado chama-se W32.Picrate. Não consegui informações a respeito dessa porrinha, se alguém puder me dar qualquer informação útil sobre esta merda, pra mim poder passar pra Symantec, Lavasoft, Microsoft e a galera do Open Source, agradeço. Juro, pesquisei no goooooogle e ele me apontou uma página de hacker, que por um acaso, tem uma porrada de vírus. NÃO ADIANTA TENTAR USAR O GOOOOGLE, YAHOOO OU QUALQUER OUTRO: eu já fiz isso e o resultado foi o mesmo. Apelei para todos os super-caras em matéria de segurança digital e o resultado foi unânime: porra nenhuma. É uma praga virtual que só eu conheço, acho.

Sintomas do verme
Sei que alguns leitores irão ficar boiando nesse post, mas como sou da turma do Open Source, é meu dever espalhar essa notícia.

1)Aplicativos Java Applets: sabe aquele joguinho on-line, ou aquela sala de chat, ou até mesmo o programa do banco? Pois é. Afeta isso. Além de tudo, ESCANEIA os dados do "teclado virtual" - por pouco uma senha de cartão vaza. Em jogos e outros aplicativos, parece que se alastra: deixa a máquina mais lenta que o normal (por carregar Java). Fora isso, não detectei mais nada nesse ponto.

2)Auto-reprodução: Por ser um verme, se espalha via e-mail, msn e o escambau. CUIDADO COM ESSA BOSTA, se você usa Windows XP, ele VAI infectar TODOS os usuários, tenha e-mail ou não.

3)Enche seu HD: Notei que o espaço livre do meu HD tinha sido reduzido em 20% - pra um local em que precisa armazenar dados todos os dias, isso é inconcebível.

4)Tenta um DoS: simplesmente ele se alastra na rede para entupir de serviço a máquina que dá internet ao povão e tenta travar ela. Isso é um DoS - Denial of Serviçe, Negação de Serviço.

5)É sealth: eu achava que essas porras tinham acabado, mas esse vírus passou despercebido pela proteção do Norton.

6)Usa de engenharia social: Quase estripei a pessoa que abriu o maldito spam na minha máquina. Acho que é o tal do scam do e-mail "Michel Jackson tentou suicídio, veja as fotos". Quando fiz a investigação, não deu pra apontar a pessoa exata que fez tal coisa - no serviço, TODOS recebem treinamento para identifica spam, entre outras coisas, para a segurança digital.

Portanto, se acharem alguém que saiba de algo, me avisem. Desde já grato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário