13 junho 2004

Dá pra deixar minha religião em paz?

Tava lendo um texto da minhaInimiga Virtual, sobre conversões ao Wicca. Daí me lembrei de um texto que fiz num dia qualquer. Não me lembro bem o que me levou a fazê-lo, mas foi feito:

"Religiões: qual delas é a melhor?

Pra começo de conversa, vamos deixar de lado que religião X é melhor que a religião Y. Isso é bobagem pura, uma falta de raciocínio e razão, sem contar que é preconceito.
Digamos, por exemplo, que eu seja uma Testemunha de Jeová. Minha fé diz que, para sermos felizes, temos que seguir a palavra de Jeová. Seguindo TODAS as regras da minha religião serei feliz.
Agora, digamos que venha um Protestante. Eles rezam que, para estar em dia com suas obrigações com a religião, deve-se orar, ter dinheiro e nenhum problema. Até aí as duas religiões concidem.

E aí vem um Espírita. Essa religião prega que existam espíritos, vida após a morte. E também que, para sermos felizes, temos de ajudar o próximo.

E depois vem um Budista. Esses aí seguem os princípios de Buda, que, entre outras coisas, dizem que o mundo é um reflexo de nós mesmo. Sendo bons, o mundo é bom. Sendo ruins, o mundo é ruim.
E juntamente com o Budista vem um católico, que segue os ensinamentos de Cristo -que como todos sabemos, pede para que tenhamos amor ao próximo.

Todas, eu disse TODAS, as religiões tem um princípio básico, incluso nas suas matrizes mais primárias: a de que devemos ajudar o próximo. Depois é que surgem as diferenças. Mas se elas pregam, primariamente, a mesma coisa, qual delas pode ser considerada a 'melhor'?

Nenhuma. Fé é algo que acreditamos, seja um Deus ou um Espírito. Fé é aquilo que o homem faz, e por isso, uns acham que a religião X é melhor que a Y. Pra mim isso é fanatismo, que não é bom em nenhum lugar."

3 comentários:

  1. Dark Sad Angel Girl :
    Sabe, acho que você tem razão.
    Cada um escolhe a religião que se sentir melhor.
    Independente de nome, a fé é o que importa...
    Cada um acredita naquilo que quer....

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Dark Sad Angel Girl

    Agora eu tenho um blog novinho em folha
    o end é :
    www.allmysadness.blogspot.com

    Será que você pode me dar umas dicas de HTML?
    Aguardo respostas

    ResponderExcluir